Cessação Tabágica

É essencial que cada fumador se consciencialize sobre os riscos do tabagismo e procure ajuda para parar de fumar. Se está pensando em abandonar o hábito de fumar, considere procurar-nos para concretizar esse objetivo.

Os benefícios para a saúde e a qualidade de vida são inestimáveis. 🚭💪

man in black crew neck t-shirt standing beside gray wall
man in black crew neck t-shirt standing beside gray wall
O tabagismo, para além de um vicio físico, é também um hábito, uma atitude comportamental, envolvendo determinantes emocionais e sociais.

Conheça os malefícios do tabaco e os benefícios em deixar de fumar:

  1. Malefícios do Tabaco:

    • Dependência: A nicotina é altamente viciante e é a principal substância presente no tabaco responsável pela dependência física.

    • Cancro: O cigarro contém mais de 4000 substâncias químicas, muitas delas cancerígenas. O tabagismo está associado a 16 tipos diferentes de cancro, incluindo pulmão, boca, garganta, esôfago, pâncreas e bexiga.

    • Doenças Cardiovasculares: Fumar aumenta o risco de doenças cardíacas, como enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão arterial.

    • Doenças Pulmonares Obstrutivas: O tabagismo é um fator de risco importante para doenças pulmonares crónicas, como a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

    • Mortalidade: Em Portugal, em média, a cada hora morre uma pessoa, devido a doenças relacionadas ao tabaco - não queira fazer parte desta estatísitica.

  2. Benefícios de Parar de Fumar:

    • Saúde Melhorada: Parar de fumar reduz imediatamente os riscos à saúde. Os pulmões começam a se recuperar, a circulação sanguínea melhora e o risco de doenças cardíacas diminui.

    • Economia Financeira: Deixar de comprar cigarros resulta em economia significativa ao longo do tempo.

    • Qualidade de Vida: Aumento da energia, melhoria do paladar e do olfato, além de maior disposição física.

    • Aumento da Esperança Média de Vida: Parar de fumar pode adicionar anos à sua vida.

Sabe o que tem a perder se continuar a fumar e sabe o que tem a ganhar se deixar de fumar?

São ganhos sucessivos, a cada hora, a cada dia que passa, sem fumar:

Motivado?

Não é fácil?

Pois não, mas talvez seja menos difícil do que julga. Podemos ajudar.

Querer é o primeiro e principal requisito – uma decisão sua mas que podemos apoiar através de intervenções terapêuticas que reforçam a determinação / força de vontade

Escolher o método certo é o segundo requisito – no seguimento de uma consulta para avaliarmos as suas características e principais necessidades, elegemos um ou mais métodos/técnicas mais apropriadas: Identificar “gatilhos” e rotinas, aplicando Terapia Comportamental e Aconselhamento de Estilos de Vida Saudáveis, Acupunctura, Auriculoterapia, Fitoterapia, Dietoterapia Chinesa e Hipnose Clínica.

A Acupunctura e a Auriculoterapia estimulam a produção de hormonas do bem-estar (endorfinas, serotonina e dopaminas), melhorando significativamente os quadros de ansiedade, angústia, irritabilidade, depressão, regula o apetite, inibem os sintomas de abstinência, melhora a função respiratória e o processo de desintoxicação do organismo, podendo fazer com que o tabaco tenha um sabor metálico, tornando-se desagradável.

A fitoterapia contribuirá para reforçar os efeitos terapêuticos atrás descritos, enquanto a dietoterapia chinesa, não só permitirá reforçar o equilíbrio do corpo e da mente, como terá um papel importante no controlo do peso.

A Terapia Comportamental, o Aconselhamento de Estilos de Vida Saudáveis e a Hipnose Clínica, são direcionadas sobretudo para a área comportamental, emocional e motivacional.